GRAN TORINO

quinta-feira, 26 de março de 2009

Sempre aparece alguém com quem você não deveria se meter.

SINOPSE.

Você é uma pessoa daquelas que acha seu avô rabugento ? Ou aquele senhor que corta seu cabelo com a cara amarrada ? Ou até mesmo seu vizinho que não devolve sua bola de futebol quando ela insiste em passar por cima do muro. Éééé meu amigo, você ainda não conhece o Sr. Kowalski.
Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que agora desfruta da sua calma e serena aposentadoria. (Pêra aí. Eu disse “calma” e “serena” ? Desculpa, errei nas palavras.) Ah, esqueci de falar que ele não acredita em Deus e tem aversão a Igreja. (Aliás, que homem que vê as atrocidades da guerra acredita em Deus num é mesmo ?!) Não se tem muita coisa para fazer quando é um aposentado, só beber umas cervejas, fumar um pouco e odiar todos os seus vizinhos imigrantes. (Isso mesmo, o Sr. Walt é um racista ao extremo.) Seus vizinhos são imigrantes hmong, vindos do Laos. (Pra mim, e para ele, são “tudo” chinês.) O Sr. Kowalski já os odeia simplesmente por terem deixado seu país e um chinêszinho da família deles ainda tenta roubar seu Gran Torino 1972, aí que o bicho pega de vez e deixa o velho com mais raiva ainda. Por mais que esteja nervoso e espumando, o velho apenas dá um susto no menino e deixa o ocorrido pra lá. Até que certo dia.... uma gangue aparece para dar uma lição no pequeno chinês ladrão. Thao (Bee Vang), (o chinês ladrão) foi incumbido por essa gangue a roubar o carro do velho, como ele não conseguiu, é hora de pagar. Sr. Kowalski que estava tranqüilo em sua casa, sai de lá com uma arma na mão e põe a gangue pra correr. Pronto. Só isso já serviu para o velho rabugento ser considerado o herói do bairro. Adorado e aclamado por todas as pessoas que ele mais odeia. Legal né ?! Aos poucos ele vai amolecendo e se dando melhor com os “olhos puxados”, até de churrasco na casa deles ele participa. Só que a gangue que ele humilhou não gostou muito disso e vai voltar para dar o troco. Se cuida tio !!!

.
.
.
.
Falando Sério ...
.
Putz, o Sr. Kowalski é um espetáculo.
Com um humor ácido extraordinário, a mesma indisposição a Ingreja de "Menina de Ouro" e o jeito de fazer justiça que lembra "Sobre Meninos e Lobos".
Sei que não tem graça tratar as pessoas como ele trata mas ele consegue ser muito engraçado. Você vai se divertir com os apelidos que ele dá.
E uma boa pedida pra quem gosta de finais surpreendentes.
.
.
Curiosidades ...
.
- Os atores hmong foram selecionados em comunidades de Detroit, no Michigan; Saint Paul, em Minnesota; e Fresno, na Califórnia. Nenhum deles, com exceção de Doua Moua, já havia atuado em um filme.
.
- Foi um dos primeiros filmes a utilizar a nova lei de incentivos fiscais aplicada pelo estado de Michigan, de forma a atrair para o local novas produções.
.
- A canção "Gran Torino" é apresentada nos créditos finais, sendo cantada por Clint Eastwood e Jamie Cullum. Esta versão consta apenas no filme, já que na trilha sonora Eastwood foi substituído por Don Runner.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ele xamando o garoto de Torto é mt foda.

Julianna disse...

sem dúvida, os apelidos são os melhores... beijos galera