A REDE SOCIAL

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A história de como uma idéia pode mudar sua vida.
.

SINOPSE
.

O filme começa num ritmo tão frenético quanto o funcionamento da mente de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), o gênio criador do Facebook. Ele está num bar conversando com sua namorada e fala tão rapidamente sobre QIs e irmandades da faculdade de Harvard que nem nós e nem a coitada da menina consegue acompanhá-lo. Talvez seja por isso e por seu temperamento que ela decida terminar com ele naquela noite. (Isso tudo antes dos créditos iniciais.) Magoado ele corre para o quarto como se estivesse destinado a criar algo que revolucionaria o mundo. Entre os posts em seu blog de como sua “ex” é uma puta, cruel e tudo mais, ele vai criando um site de comparação entre as garotas de Harvard e de outras faculdades disponibilizando várias fotos e visando escolher a mais bonita. Em segundos o site se espalha e o fluxo fica tão intenso que cai a conexão de Harvard. (Nunca subestime um nerd rancoroso.) Nascia aí a idéia de juntar várias pessoas numa rede de informações onde seria mais fácil se comunicar, se conhecer e principalmente... fazer amigos. O verdadeiro Zuckerberg diz que essa namorada nunca existiu e consequentemente não foi o rancor dela que ocasionou a idéia que o tornaria bilionário. Depois de ser punido por ter criado esse tal site de comparação e por ter hackeado várias faculdades atrás das imagens das garotas, Mark começa, pouco a pouco, a ter as idéias que criariam o Facebook, mas ele não pode fazer tudo sozinho, é aí que entram seus amigos e onde o dinheiro e a fama acabam com tudo. Um dos principais ajudantes de Mark é Eduardo Saverin (Andrew Garfield – o futuro Peter Parker do novo Homem Aranha) brasileiro e seu melhor amigo. É ele também, que depois de muitos desentendimentos, se torna a principal briga de Mark na justiça.

Trailer


.

.

.

.

Falando Sério ...

Realmente o filme é muito bom, mas ao contrário do que li por aí, não é o melhor filme do ano. (Pra mim, pelo menos)

Mas também, com direção de David Fincher, o mesmo de O Curioso Caso de Benjamin Button e Clube da Luta, não poderia ser diferente né ?! O cara sabe o que faz.

A trilha sonora é espetacular e a escolha dos atores também foi muito boa.

Jesse Eisenberg (Zumbilândia), sem grandes alterações de expressão, convence no papel principal do jovem nerd, ao mostrar toda a sua obsessão com sua criação e também, no caso do longa, seu rancor com a antiga namorada. Mas é o cantor Justin Timberlake (Alpha Dog) quem mais se destaca no jovem elenco, na pele do festeiro e galanteador Sean Parker. Carismático, é ele o causador da briga judicial entre Mark e Eduardo, além de ainda abocanhar uma porcentagem dos lucros do Facebook, sem nem sequer ter participado de sua criação.


Curiosidades ...

.

- Vale ressaltar que o verdadeiro Mark Zuckerberg não colaborou com o filme de Fincher e nem com o livro de Mezrich em que o filme foi baseado, apesar da insistência de ambos. Apenas Eduardo Saverin deu sua contribuição.

- O Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004 e possui mais de 500 milhões de usuários espalhados em 207 países. Em 2008, Mark Zuckerberg foi considerado o mais jovem bilionário do mundo, com fortuna de mais de US$ 1,5 bilhão, pela revista Forbes.

- Baseado no livro "Bilionários por Acaso", de Ben Mezrich;

- Kevin Spacey é o produtor executivo do filme.
.
- É a segunda vez que Spacey e Dana Brunetti trabalham juntos na produção de um filme. A primeira foi em Quebrando a Banca (2008);
.
- O orçamento foi de US$ 50 milhões.

0 comentários: