SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET

domingo, 23 de março de 2008

Nunca esqueça. Nunca perdoe.

SINOPSE

No filme, ou melhor, no musical, Benjamin Barker (Johnny Deep) é um homem bom que tem uma linda mulher e uma filha. (Vida perfeita em filme é raro né ?! Então... alguém tem que estragá-la) A vida dele acaba quando o juiz Turpin (Alan Rickman) se apaixona por sua esposa e o condena a um crime que ele não cometeu o mandando pra bem longe da Londres onde ele vivia com sua família. (Agora sim virou um filme de verdade) Depois de 15 anos fora ele volta e, como sempre acontece, quer vingança. (Agora tá ficando bom...) Nasce então Sweeney Todd, um assassino frio e calculista que, com a ajuda de uma mulher tão estranha quanto ele, começa o seu show macabro em uma rua de Londres. Essa mulher, a Sra. Lovett, (Helena Bonham Carter) além de o ajudar com seu plano de vingança ainda usa suas vítimas para rechear tortas que ficam famosas por toda a Inglaterra. (Imagina o gosto dessas tortas, devia ser bem... exótico) E o mais interessante é que o filme, digo, o musical, é baseado em fatos reais.
NOTA >> 8,0
.
.
Falando sério ...
.
Filme show e bom para os olhos, não para os ouvidos.
To brincando. Eu até gostei da maioria das músicas, mas muita gente não gostou. Acho que isso é questão do grau de paciência de cada pessoa. Voltando aos olhos, a fotografia e a maquiagem do filme são espetaculares, mereciam o Oscar. O visual sombrio e as expressões pálidas de cada ator e atriz ajudam muito a beleza do filme, ou melhor, musical.
E como não poderia deixar de citar, Johnny Deep dá mais um show. Mais um personagem estranho para sua grande galeria, que já tem um homem com mãos de tesoura, um cavaleiro sem cabeça, o melhor pirata de todos os tempos, um dono de fábrica de chocolates e por aí vai...
.
.
Premiações ...
.
- Ganhou o Oscar de Melhor Direção de Arte, além de ser indicado nas categorias de Melhor Ator (Johnny Depp) e Melhor Figurino.
.
- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator - Comédia/Musical (Johnny Depp). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Helena Bonham Carter).
.
- Recebeu 2 indicações ao BAFTA, nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem.
.
.
Curiosidades ...
.
- Stephen Sondheim durante muito tempo resistiu a ofertas de adaptação para o cinema de Sweeney Todd. Quando Tim Burton lhe apresentou sua visão sobre como seria o filme Sondheim aceitou a adaptação, desde que ele tivesse o poder de escolha sobre o elenco. Burton, por sua vez, disse que apenas dirigiria o filme caso Johnny Depp fosse o protagonista. O ator fez então uma audição e foi aprovado por Sondheim.
.
- Para provar sua capacidade para a personagem e afastar acusações de nepotismo, (Por ser casada com o diretor Tim Burton) Helena Bonham Carter enviou a Stephen Sondheim 12 fitas de audição em que estava cantando. O compositor ficou impressionado com o material e aprovou sua inclusão no elenco.
.
- Helena Bonham Carter estava grávida de seu 2º filho com Tim Burton durante as filmagens.
.
Frases ...
.
" - Benjamin Barker ?
- Barker não ! Sweeney Todd agora ! E ele terá sua vingança."
.
"Em tempos desesperados, medidas desesperadas são necessárias."
.
"Te garanto que é a barba mais rente que você já viu." (Irônico não ?!)
.
"Finalmente, meu braço está completo de novo !"
.
"Isso é tudo muito bom, mas o que faremos com o corpo ?"

2 comentários:

Marcelo Pereira disse...

Quer escrever no EstragaFilmes?

Marcelo Pereira disse...

Achei muito bom. E ainda queria que você escreve no Estraga. Não quer não?