INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ele está de volta para salvar os filmes de Aventura. (Em exibição nos cinemas)

SINOPSE

Ele já derrotou nazistas, explorou os lugares mais incríveis da terra e já achou tesouros desconcertantes. Quem é ele ? (Estou a meia hora procurando opções para dar a essa pergunta mas é impossível. Só existe uma pessoa capaz disso.) Ele é Indiana Jones. (ou Indy para os íntimos) De volta à sua casa, na Universidade Marshall, Indy até tentou fazer o que foi formado para fazer (dar aulas) mas não teve jeito. Devido a suas ações recentes (se é que pode se considerar os outros três filmes tão recentes assim) ele se tornou alvo de suspeitas do governo americano e é forçado a sair da Universidade. Pelo menos uma vez na vida o governo americano fez uma coisa certa porque foi devido a isso que Indy sai da cidade e conhece seu filh.... digo, conhece o rebelde Mutt Williams (Shia LaBeouf) que estava lhe procurando já a algum tempo. O jovem precisa da ajuda dele para encontrar sua mãe, um antigo amor de Indy, que foi sequestrada por Russos juntamente com um professor que também é conhecido dele.
É aí que começa uma jornada que, como sempre, é recheada de aventuras, enigmas, tesouros e lugares mitológicos. Dessa vez a busca é pela caveira de cristal. Um artefato que acredita-se ser feito por alienígenas e que dá poderes inimagináveis a quem o possui. (Aí já viu né ?! Uma legião de vilões correndo atrás com aquele tradicional plano de conquistar o mundo)


Trailer


Falando sério ...

Ainda bem que ele está de volta.
O longa tem tudo o que a série teve até então. É só lembrar e ir "ticando" na lista: aventura, humor, um par romântico para o Indy, o mapa mostrando o caminho percorrido, enigmas, traições, animais (marmotas, formigas, macacos e uma cobra, para ser bem específico), inimigos caricatos e durões (desta vez, saem os nazistas e entram os russos), perseguições, armadilhas, um clima de fantasia, o logo da Paramount virando elemento da abertura, cenas em que a sombra reforça a silhueta do herói, a trilha do John Williams, chapéu e chicote.
Mas não pense que só por isso o filme se torna repetitivo. Também tem novidades. Shia LaBeouf é ótimo! Cate Blanchett é sensacional! E a tal Caveira de Cristal do título faz todo o sentido dentro do contexto das aventuras anteriores.
Resumindo... os 19 anos que se passaram para Harrison Ford quase não fazem diferença, quase, porque o "tiozinho" não tem mais aquele vigor todo com o seu chicote, mas isso é o de menos. Parafraseando o próprio Dr. Henry Jones Junior, o que importa "não é a idade, é a quilometragem". E nisso, Indiana Jones continua muito à frente da concorrência.


Curiosidades ...

- Em 2006 Harrison Ford declarou que se o 4º filme não fosse feito até 2008 desistiria de realizá-lo de uma vez por todas. Foi o suficiente para que Steven Spielberg buscasse um bom roteiro o mais rapidamente possível.

- Sean Connery foi sondado para fazer uma nova participação como o pai de Indiana Jones, Henry Jones Sr., mas preferiu continuar em sua aposentadoria.

- Harrison Ford passou 3 horas por dia na academia e fez uma dieta composta principalmente de peixe e vegetais, para voltar a interpretar Indiana Jones. Steven Spielberg declarou que ficou tão impressionado com a forma física de Ford que não conseguia perceber diferenças entre as cenas por ele rodadas para o 3º e o 4º filme da série.

- Shia LaBeouf ficou tão empolgado em participar de um filme de Indiana Jones que sequer leu o roteiro antes de assinar seu contrato. Para se preparar para o papel ele assistiu várias vezes os filmes anteriores da série e ganhou quase 7 kg fazendo musculação.

- O orçamento de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal foi de US$ 125 milhões.

- Devido ao alto orçamento Steven Spielberg, George Lucas e Harrison Ford assinaram contratos em que apenas receberiam seus percentuais de bilheteria a partir de quando o filme arrecadasse US$ 400 milhões nas bilheterias.

0 comentários: