O CURIOSO CASO DE BANJAMIN BUTTON

sábado, 14 de fevereiro de 2009

"A vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18"

SINOPSE

Certos filmes têm histórias que por si só já valem a ida ao cinema. Esse é um deles, aquele filme que a pessoa fica eufórica logo após ter visto o Trailer. O filme conta a história de Benjamin (Brad Pitt), um homem que já nasce envelhecido e que com o passar do tempo, em vez de envelhecer, rejuvenesce. (Estranho não ?!) Pode até parecer mais uma daquelas histórias bizarras e sem sentido, mas o filme passa longe disso. Logo quando nasce Benjamin é abandonado por seu pai, assustado com sua grotesca aparência de um velho de 80 anos. (Não é só a aparência, ele também possui a saúde fragilizada e as doenças de um idoso) Ele é deixado na porta de um asilo e lá recebe os cuidados da dona do local. Ali ele cresce ao lado dos idosos, sendo visto por todos como mais um morador moribundo, apesar de ainda ser uma criança. Nesse local, ele também conhece a menina Daisy (que visita o asilo nas férias para ver sua avó). Ela logo se torna sua primeira e talvez única paixão, que no momento se vê impossível, apesar de terem idades parecidas, ela é uma criança e ele ainda tem a aparência de um velho. O tempo vai passando, (os velhos do asilo vão morrendo), Benjamin sai de casa e vai conhecer o mundo. Vive aventuras, passa por momentos históricos, conhece novos amores e fica cada vez mais parecido com Forrest Gump. Mas não seria um filme digno de oscar se ele não reencontrasse seu amor do passado, Daisy. Agora na ocasião perfeita para um “final feliz”, ela 20 anos mais velha e ele 20 anos mais novo. Preparem os lenços e compre mais pipoca porque a história só está começando.
.
.
.
.
.
.
.
Falando sério ...
.
Bem, não preciso falar nada, o filme "só" tem 13 indicações ao Oscar.
Será que isso quer dizer que ele é bom ?!?!?
É, parece que sim né ?!
É muito parecido com Forrest Gump, mas vamos ver se as semelhanças continuam na noite do Oscar, Forrest ganhou como melhor filme e melhor ator.
.
.
Premiações ...
.
- Recebeu 13 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Taraji P. Henson), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
.
- Recebeu 5 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Brad Pitt), Melhor Trilha Sonora e Melhor Roteiro.
.
- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhores Efeitos Especiais. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Brad Pitt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.
.
.
Curiosidades ...
.
- O conto de F. Scott Fitzgerald, no qual O Curioso Caso de Benjamin Button foi baseado, foi inspirado na famosa frase de Mark Twain: "A vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18".
.

- Na década de 90 Steven Spielberg esteve cotado para dirigir este filme, com Tom Cruise como protagonista.
.
- Em 1998 Ron Howard esteve cotado para dirigir o filme, com John Travolta sendo o protagonista.
.
- Rachel Weisz foi sondada para interpretar Daisy, mas não pôde aceitar o papel devido a conflitos de agenda com outros filmes em que estava comprometida.
.
- Brad Pitt precisava de 5 horas diárias para concluir a maquiagem necessária para Benjamin Button.
.
- Foi o 2º filme de grande orçamento a ser rodado em Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina, em 2005. O anterior foi Déjà Vu (2006).

0 comentários: