TOP 10

sábado, 31 de outubro de 2009

TOP 10 - Cenas que Marcaram
(Não necessariamente nessa ordem.)
.
.
.
.
10 - “Dadinho é o caralho...”
.
Cidade de Deus (2002)
Faz muito tempo que o cinema brasileiro não tem um contato constante e íntimo com o espectador, a ponto de virar tema e/ou jargão aplicado em conversas. Mas a exclamação de fúria do personagem interpretado por Leandro Firmino, que afirma que seu nome agora é Zé Pequeno, caiu nas graças do povo. Prova cabal que a frase chegou para ficar e que Cidade de Deus é o filme brasileiro com maior repercussão internacional nos últimos anos.
.
.
.
9 - “Você não vai passar !!!”
.
O Senhos dos Anéis – A Sociedade do Anel (2001)
Após descobrir que os anões das Minas de Moria foram massacrados, a Sociedade do Anel tem seu primeiro encontro com os Orcs, e precisa fugir por um desfiladeiro estreito. O combate culmina com o grupo encurralado por um gigantesco Balrog. Para garantir a segurança de Frodo e seus companheiros, Gandalf fica para trás e encara o monstro sozinho, destruindo a ponte em que ambos se equilibram e sendo arrastado pela besta rumo ao abismo sem fim.
.
.
.
8 - “Ele é o escolhido !”
.
Matrix (1999)
Acontece logo depois que Neo (Keanu Reeves) se conecta definitivamente à Matrix ao salvar Morpheus e enfrentar o agente Smith. A cena de Neo desviando das balas se tornou símbolo, virou referência e sinônimo do efeito bullet-time. Mas nada se compara ao resgate de Trinity, despencando de um helicóptero que explode em chamas nas paredes de um edifício. Nessa hora que o operado Tank – e por tabela todos nós – nos convencemos de que Neo é realmente o escolhido.
.
.
.
7 - “Papai ? Levanta, você precisa levantar, a gente precisa ir pra casa... Socorro !!! Alguém... Não...”
.
O Rei Leão (1994)
A Disney já tinha traumatizado uma geração inteira com a morte da mãe do Bambi em 1942. Mas O Rei Leão foi ainda mais incisivo, colocando o fim de Mufasa, o imponente pai de Simba, em uma sequencia já histórica por seu triunfo tecnológico: o estouro da manada de gnus. O que começa com uma festa para os olhos termina com o pequeno Simba encontrando o corpo inerte do seu pai, marcando o início de sua complicada vida adulta.
.
.
.

6 - “Hasta la vista, baby”
.
O Exterminador do Futuro 2 (1991)
Essa frase curta e ímpar foi tão impactante no inconsciente coletivo do cinéfilo – ao lado de “Eu Voltarei !!!” – que se tornou impossível dissociá-la tanto da franquia quanto da própria vida de Schwarzenegger. O atual governador da Califórnia já foi flagrado usando o jargão em resposta a repórteres. E para todos os seres humanos, o curto e grosso da exclamação passou a fazer parte do cotidiano. Que atire a primeira pedra quem nunca falou, ao menos uma vez, essa frase.
.
.
.
5 - “Que droga, eu atirei na cara do Marvin!”
.
Pulp Fiction (1994)
É, todo mundo lebra de John Travolta dançando com Uma Thurman nesse filme. Não é difícil apostar que muitos saibam diálogos inteiros de cor. Mas, dentro da narrativa descontinuada de Tarantino, uma cena é crucial por seu impacto. Vicent Vega (Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) levam um informante no banco de trás do carro quando de repente a arma de Vega dispara por acidente e estraçalha o crânio do pobre Marvin. Depois disso a platéia começa a ter certeza de que absolutamente TUDO pode acontecer.
.
.
.
4 - “Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca vão tirar... nossa LIBERDADE !!!”
.
Coração Valente (1995)
Que 300, Tróia ou Senhor do Anéis, que nada! O principal chamado de guerra dos últimos anos é o discurso de William Wallace (Mel Gibson) desfila, no século 13, para unir os ânimos do povo escocês contra o jugo dos ingleses dominadores. Cinemão com apoio na história que rendeu nada menos do que cinco Oscar.

.
.
.
3 - “O maior truque que o diabo conseguiu foi convencer a humanidade de que ele não existe.”
.
Os Suspeitos (1995)
Há ainda quem não assistiu Os Suspeitos ? A identidade de Kyser Soze ainda é desconhecida ? Bem, pelo sim, pelo não e sem dar nomes, essa frase lapidar conclui com chave de ouro o roteiro maginífico do filme e que colocou na roda quente de Hollywood o nome de Bryan Singer. Intrigante quebra-cabeça que choca a platéia ao descobrir quem é o assassino. O perigo pode ser vizinho, fica a dica.
.
.
.
2 - “Eu não deixei você”
.
O Sexto Sentido (1999)
Obra máxima de M. Night Shyamalan, O Sexto Sentido teve uma peculiar campanha de marketing que pedia para que ninguém contasse o final do filme. E é apenas em sua cena final que a platéia decobre, com o queixo no chão, o que estava em sua frente pelas últimas duas horas. Acho bem difícil que alguém ainda não tenha visto esse filme mas por via das dúvidas é melhor não estragar o final, desliga o computador e corre pra ve-lo o mais rápido possível.
.
.
.
1 - “Você me completa”
.
O Cavaleiro das Trevas (2008)
E eles não são mesmo as duas faces da mesma moeda ?! Todo fã do justiceiro das trevas já sabia disso, mas a constatação de que Batman e o Coringa são frutos da mesma situação ganha uma dimensão trágica muito maior nessa cena, em que o vilão confronta seu nêmesis de orelhas pontudas em um misto de insanidade, lucidez, admiração e até um certo carinho. Primeiro porque a interpretação de Heath Ledger é coisa de outro mundo e segundo porque esta cena foi visto pelos mortais quando ele também já era coisa de outro mundo.

1 comentários:

Caio Ferreira disse...

Putz cara, mandou muito bem. Bons filmes