SHERLOCK HOLMES - O JOGO DE SOMBRAS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Elementar, meu caro Watson...

SINOPSE

Realmente Sherlock Holmes está em alta nos últimos tempos. Temos sua versão médica na Tv, Dr House. Temos o primeiro filme, de grande sucesso no cinema. E agora outra série surgiu na BBC com o nome Sherlock. (Que por sinal é ótima, sem dúvida a melhor série de 2011.) Algumas pessoas podem ficar enjoadas de tanto ouvir falar do detetive mais famoso da história mundial mas a verdade é que todos esses exemplos são tão maravilhosos, que esse tema se tornou uma das melhores coisas da Tv e do cinema.
Nessa sequencia, o trio de sucesso volta a ação. Downey Jr, Jude Law e Guy Ritchie voltam melhores do que nunca para tentar superar o primeiro filme. Dessa vez, Sherlock se encontra, finalmente, cara a cara com seu maior inimigo, o Professor Moriarty. Uma mente tão brilhante quanto a sua ou quem sabe, superior. Com a ajuda do seu fiel escudeiro Watson, que agora está casado e tentando desesperadamente ter sua lua de mel, Sherlock tenta juntar as partes de um quebra cabeça arquitetado por Moriarty que pode, talvez, levar a Primeira Guerra Mundial. Para isso ele conta com a ajuda de seu irmão Mycroft e da cigana Simza. (Sim, se você não sabe Sherlock tem um irmão, tão maluco quanto ele, deve estar nos genes.) O problema de falar sobre o filme é que qualquer coisa que eu escreva aqui pode acabar revelando algum segredo que você não deveria saber. (Tá bom, eu sei que já contei finais de filmes antes e sei que faço isso direto mas vamos fingir que sou uma ótima pessoa e que não faço isso.)
.
.
.
.
.
.
.
Falando Sério ...
 .
Um filme excelente !!! Realmente superou o primeiro.
Muito mais inteligente e dando muito mais espaço pro Sherlock brilhante com seus pensamentos do que pro Sherlock lutador.
Foi uma ótima ideia em NÃO colocar a cigana Simza como substituta de Irene Adler e interesse amoroso de Sherlock. Ficou muito bom desse jeito.
E uma observação especial para a trilha sonora de Hans Zimmer (Batman - O Cavaleiro das Trevas) que é magnífica. 
Sinceramente, já acho que esse será o melhor filme do ano. Só o Batman de Chris Nolan tem potencial pra tirar esse lugar de Sherlock.



Curiosidades ...


- O filme é baseado na romance policial "O Problema Final", de Arthur Conan Doyle, mas traz elementos de outras histórias com Sherlock Holmes, como "O Signo dos Quatro", "O Intérprete Grego", "O Vale do Medo", "A Faixa Malhada", "O Detetive Agonizante", "Os Planos do Submarino Bruce-Partington" e "A Segunda Mancha".

- É a segunda vez que os atores Robert Downey Jr. e Jared Harris trabalham juntos. A primeira experiência foi em Assassinos por Natureza (1994).

- Jude Law e Stephen Fry já haviam trabalhado juntos anteriormente, em Wilde (1997).

- Os atores Brad Pitt, Gary Oldman, Daniel Day-Lewis, Sean Penn e Javier Bardem tiveram seus cogitados para viver o temível Professor Moriarty, mas o papel acabou nas mãos de Jared Harris.

- As atrizes Sophie Marceau, Audrey Tautou, Penélope Cruz, Juliette Binoche, Virginie Ledoyen, Eva Green, Marion Cotillard e Cécile De France foram cotadas para viver o personagem Sim, mas quem saiu vencedora foi Noomi Rapace (Os Homens que Não Amavam as Mulheres).

- Devido à pressa da Warner Bros em realizar Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras, o diretor Guy Ritchie teve que desistir de Lobo (2013) e Robert Downey Jr. deixou o elenco de Cowboys & Aliens (2011).

- Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras tem boa parte das cenas rodadas na Inglaterra, mas a sequência de abertura foi filmada na França.

- As medalhas que Watson usa na festa são a Medalha da Guerra do Afeganistão e a Estrela de Bronze de Kandahar. A partir delas pode-se deduzir que Watson é veterano da 2ª Guerra do Afeganistão, ocorrida entre 1878 e 1880.

 - Após Holmes recusar-se a montar em um cavalo oferecido pelos ciganos ele surge montando uma mula. A canção que toca neste momento é a música-tema de Two Mules for Sister Sara (1970).



0 comentários: